sábado, novembro 18, 2006

Santo Domingo: onde o Rio é mais baiano...







Cheguei sexta-feira de Santo Domingo, República Dominicana. Fui ao Festival Internacional de Teatro, como touring technician de Denise Stoklos (coisa que, enquanto houver palco, farei sempre, com muita honra).
Santo Domingo é a primeira cidade das Américas, o primeiro lugar onde Colombo aportou. E sobrevoando o lugar, imaginei que seu primeiro pensamento deve ter sido "Daqui não saio, daqui ninguém me tira!"
Tanto que deixou um filho por lá, Don Diego, cuja estátua tão imponente como a do pai, está na Fortaleza Ozama. Quase tudo lá se relaciona à Colón (que é como os hermanos chamam Cristovão Colombo). Seus restos mortais, ou parte deles, estão no Faro a Colón. A primeira casa da Dinda se chama Alcázar de Colón, fica na Plaza España; porque nosso amigo apesar de genovês, foi pro Caribe a soldo de Isabel de Castela em 1492.

O mar é de uma cor impressionante. Não há fotografia possível, nada faz jus. A zona colonial, toda em pedra de 500 anos, é inesquecível. Mas o que faz de Santo Domingo um dos lugares mais especiais do mundo, são as pessoas.

Pegue o melhor do carioca: o bom humor, a simpatia, a solicitude, a malandragem benigna (porque há a outra...). Agora misture ao melhor do baiano: a malemolência, a sensualidade, a malícia. Acrescente rum. Aí está, você tem um dominicano.
Todos, mi equipo da sala Manuel Rueda, na Bellas Artes, os motoristas dos coches; desde os recepcionistas do hotel até a representante consular que nos acompanhou, deixaram marcas no coração e deixarão muitas, mas muitas saudades mesmo.
Saludos, amigos.
PS:As fotos, de cima pra baixo: fortaleza Ozama, plaza España, avenida da orla.




2 comentários:

Queridos Mestres Humanistas disse...

Adorei, Evelyn!

Conhecer Santo Domingo e seus habitantes através deste texto e destas fotos! Obrigada, fofoleta!!

Beijão da Alê

Anônimo disse...

voce está virando uma cronista de primeira e comprtilhando tantas experiências que em nossas mentes passaria ao largo.....
Generosidade.
Beijos
Maristela