sexta-feira, abril 13, 2007

Os nomes das coisas


Outro dia me perguntaram o porque do blog se chamar Sete Sortes.

Cocei um pouco a memória antes de responder e lembrei que há uns dez anos, eu passei pela rua S. José, no centro do Rio, e ouvi, soando de uma loja de discos, este trechinho:

"Deitamos as sete sortes, oi pá,
para ver a quem matar,
as sete sortes caíram, oi pá,
no capitão generá..."

Era um pedacinho da "Nau Catarineta" e quem cantava era Teca Calazans, cantora brasileira radicada em Paris.

Esse era o único (quando digo único, quero dizer filho único de mãe solteira!) cd que havia na loja. E tocava, alto, pra que toda a rua S. José ouvisse.

Entrei e comprei, acabando com a graça dos passantes.

Nesse dia, nessa época, eu estava apaixonada.

E a voz da Teca girou alguma chavinha aqui dentro.

Depois, a música foi perdendo o seu significado; transformou-se em outra coisa. Tentei ouvir mais tarde, tentei recuperar aquela sensação que tive ao passar pela rua aquele dia; mas não consegui.

Outras músicas vieram. Outros filmes, outros livros, outras epifanias acompanharam outras paixões.

Mas eu nunca descobri o porque de coisas assim, tão gratuitas como passar na rua e ouvir uma música, tocarem tão fundo no segundo exato.

Nunca descobri o nome das coisas.

Sempre soube o momento em que me apaixonei mas nunca o porque.

Sobrou o disco, ótimo, de Teca Calazans.

E fiquei com as Sete Sortes.

3 comentários:

Anônimo disse...

BRAVOOOO!!!

Anônimo disse...

Curiosamente...sempre pensei que "setesortes", estivesse ligado às sete vidas dos gatos, às sete facetas de artista que vão dentro de vc, aos seus sete oficios ou às sete maravilhas de sentimentos que vão dentro do seu coração!

Hoje não é um bom dia para escrever...

De qualquer forma é muito bonita a forma como o estado alucinante de paixão nos deixa capturar tantas sensações, texturas, cores, harmonias e percepções diferentes do mundo! A paixão é um estado de graça... CAROS BLOGGERS DO SETE SORTE APROVEITEM SEMPRE QUE ESTE VOS ASSALTE !!

Poderia escrever muitas outras coisas, de forma muito mais inspirada ou sugerir outras músicas, outras sensações, outros filmes ou outros cenários, se estivesse apaixonado…mas não é o caso.

PAULO F.

quase noventa disse...

Lindo. Emocionei-me ao ler o post. Talvez por identificação. Por estar apaixonado e a música certa tocar na hora errada. E a música errada atrapalhar os momentos certos.

Loucura. Quem entende.


Saudades. Deixei um scrap pra ti!

bjs